O Arsenal começou a desenvolver um estádio maior que o Highbury, que tinha capacidade para 38.419 pessoas (o menor de quase todos os clubes europeus de grande expressão), durante a última parte da década de 1990. Considerando-se que havia pouco espaço para expansão do Highbury, já que ficava localizado ao lado de uma via pública e de edifícios, o principal projeto do clube era a construção de um novo estádio.
O Arsenal tinha uma lista de espera de sócios que havia sido encerrada há algum tempo, com mais de 20.000 membros, e estava perdendo uma grande receita potencial. No entanto, encontrar um local para um novo estádio em Londres foi extremamente difícil.
A construção do estádio começou em fevereiro de 2004. Assim como o estádio em si, duas pontes sobre a linha ferroviária que liga o norte da cidade com Drayton Park também foram construídas, estas foram concluídas no Verão de 2004. O estádio coberto, em agosto de 2005, esta sendo concluída antes do prazo. O clube anunciou que, até fevereiro de 2006, 90% das cadeiras cativas haviam sido vendidas, e até junho de 2006, o resto havia sido vendido também. A primeira cadeira do novo estádio foi solenemente instalada em 13 de março de 2006, pelo meio-campista do Arsenal Abou Diaby. Os holofotes do estádio foram testados com sucesso pela primeira vez em 25 de junho, pouco menos de um mês antes da sua inauguração, e um dia mais tarde os postes foram erguidos.
Inicialmente o estádio chamar-se-ia Ashburton Grove, nome da rua onde está localizado, mas em 5 de outubro de 2004, o Arsenal anunciou um acordo de patrocínio de £100 milhões com a companhia aérea Emirates Airlines. O acordo previa a mudança de nome para Emirates Stadium, como uma estratégia de marketing da companhia dos Emirados Árabes Unidos, que financiaria o projeto junto com o Royal Bank of Scotland. O projeto custou £430 milhões, incluindo o custo da infra-estrutura associada. O acordo previa também o patrocínio de camisa por um período de oito anos, a partir da temporada 2006-07.
O estádio foi inaugurado em 22 de julho de 2006 e tem uma capacidade de 60.355 espectadores sentados, tornando-se o quinto maior estádio de futebol no Reino Unido, e o segundo maior estádio da Premier League, atrás apenas do Old Trafford. É também o terceiro maior estádio de Londres, depois de Wembley e Twickenham, que sedia partidas de rugby.
Na data da inauguração, o então camisa 10 do clube e ídolo da torcida, o holandês Dennis Bergkamp, encerrou sua brilhante carreira de jogador de futebol, num jogo contra o Ajax, clube que o revelou. O jogo marcou a inauguração do estádio, e o placar terminou em 2–1 para o Arsenal. O primeiro gol do estádio foi marcado por Klaas Jan Huntelaar, do Ajax.
A inauguração oficial ocorreu em 26 de outubro de 2006, pelo Príncipe Philip, duque de Edimburgo. Havia sido previsto que a Rainha Elizabeth II iria inaugurar oficialmente o estádio, mas a rainha sofreu uma lesão nas costas e não pôde comparecer neste dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário